domingo, 5 de julho de 2009

Sala São Paulo: 10 anos

Nesta semana, a Sala São Paulo completa 10 anos. Marco do início do processo de revitalização da região da Luz, sua construção foi um projeto ousado, mas muito bem pensado e executado. Parece ter sido pensando na Sala São Paulo que o Governador Serra afirmou, no mês passado, que um governante será lembrado no futuro por sua herança em bens culturais. Assim se referia a Covas e a Sala São Paulo. Como disse Nelson Dupré, o arquiteto da reforma, "pelo resultado e pela repercussão, trata-se do projeto de minha vida de arquiteto". Aplausos ao projetista e ao projeto!

Minhas primeiras ideias para essa proposta Praça dos Museus, é claro, surgiram nas muitas idas à Sala São Paulo, à observação de seu arredor e na empolgação com a possível instalação de um pólo cultural na área. Ou, atualmente, na ampliação desse pólo.

Em homenagem aos 10 anos da Sala, o Estadão publicou uma reportagem especial em seu Guia desta semana:





Sala de experiências

Uma revolução será comemorada na 5ª (9). E não estamos falando da Revolução Constitucionalista de 1932. O dia 8 de julho também marca a inauguração da Sala São Paulo, há 10 anos. A transformação de parte do prédio da Estação Júlio Prestes na mais moderna sala de concertos da América Latina, projetada pelo arquiteto Nelson Dupré, foi um marco para a música clássica nacional. Residência fixa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), o espaço é o primeiro construído especialmente para apresentações sinfônicas. Mas esta pequena revolução não diz respeito apenas ao universo da música erudita: uma década depois de inaugurada, a Sala é também o símbolo de um projeto de revitalização do Centro. Depois dela, surgiram a Estação Pinacoteca (2004) e o Museu da Língua Portuguesa (2006).

E o projeto da Nova Luz, pelo qual a Prefeitura pretende recuperar a região, inclui ainda, em frente à Sala, um complexo cultural com três teatros. Ir a um concerto não é a única maneira de aproveitar o espaço ...

Você sabia que...

1. Há um elevador no palco, que serve para trazer os piados guardados no subsolo?

2. O piso do hall principal é ornado com representações de flores dos pés de café?

3. O projeto inicial da Estação Julio Prestes previa mais um andar e duas cúpulas?

4. A madeira usada no interior da sala é pau-marfim?

5. Os camarotes tem adorno que lembra cestas de pães para reverberar melhor o som?

6. No hall, há um busto de Cristiano das Neves, o arquiteto que projetou o prédio?

7. Quinze mil metros cúbicos de concreto foram usados na reforma que originou a sala?

8. Os 18 meses de reforma custaram US$ 44 mihões ao Estado e à iniciativa privada?

9. A "Sinfonia Nº 2", de Gustav Mahler, foi a obra tocada na inauguração da sala?

10. O projeto de Nelson Dupré previa uma passarela até o Parque da Luz?

-x-

Este último ponto do "Você sabia" é bastante interessante para a Praça dos Museus aqui proposta. A construção dessa passarela possibilitaria uma melhor e mais fácil integração entre os diferentes museus já estabelecidos na região. O Governo do Estado bem que poderia pensar em sua construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário