segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Praça dos Museus e a Copa 2014

São Paulo foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de futebol de 2014, e é forte candidata como possível sede para o jogo de abertura. Em entrevista no final do ano passado, Luiz Sales, assessor da SP Turis, comentava que a São Paulo precisa investir em sua vocação cultural para estimular os turistas a permanecer aqui antes e depois das partidas.

A cidade já conta com o MASP, a Pinacoteca, o Museu Afro-Brasil, o Museu da Língua Portuguesa - entre outros - e em breve verá o MAC/USP transferido para o antigo edifício do Detran no Ibirapuera

Neste contexto, considero ainda mais pertinente e viável o projeto da Praça dos Museus na região da Luz. Seis anos são mais do que o suficiente para o governo desapropriar os dois quarteirões que ainda não estão na área da "Nova Luz" (destinados, no mapa que elaborei, para o Museu de História Natural), abrir um concurso com a IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) para a elaboração dos projetos arquitetônicos dos prédios e urbanístico para a região e construir as sedes para o Museu de Arqueologia e Etnologia e o citado Museu de História Natural (Museu da Natureza? Museu de Ciências da Natureza?).


A Copa do Mundo é disputada, assim como as Olimpíadas, pelos países por ser uma incrível vitrine para o restante do planeta. São apresentadas as cidades, as culturais locais e sempre se tenta construir uma imagem de "país do futuro". Os visitantes não vão apenas aos estádios. Frequentam a cidade como um todo: hotéis, restaurantes, parques, trânsito... Quando encontram boas opções culturais, as visitam. Quando a impressão é positiva, repassam a informação e, com isso, a cidade ganha ainda mais turistas.


No caso de São Paulo, já temos muitos turistas, mas eles são de negócios. Uma das metas do governo é fazer essas pessoas ficarem mais tempo na cidade, conhecerem-na melhor e depois trazerem seus amigos e familiares. Neste sentido, entendo que a Praça dos Museus é uma excelente vitrine para os turistas da Copa e os turistas de negócio.


Como dito anteriormente, a Luz concentra um imenso potencial cultural, é alvo de grande projeto de reurbanização e possui amplo acesso a transporte público (estações de metrô e trem, estacionamento para 600 automóveis) e poderia se tornar um importante polo para o turismo cultural em São Paulo já para a Copa de 2014.

Quem sabe esse meu delírio chegue às mãos governamentais e seja - ao menos em parte - abraçado. Conto com o apoio de vocês visitantes para o aprimoramento e divulgação deste projeto.

Que venha a Copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário