terça-feira, 30 de junho de 2009

A USP abandonou a Praça dos Museus?

Como já publicado em post anterior, baseio este projeto da Praça dos Museus na região da Luz em um projeto anterior, pensado e muito bem executado pelo renomadíssimo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É óbvio que não pretendo me comparar a ele, apenas "transferi" seu projeto para outra região da cidade, que considero mais pertinente.

O projeto elaborado por Paulo Mendes da Rocha foi feito à pedido da Reitoria da USP, no começo dos anos 2000. Nele, constavam os edifícios-sede do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia), do Museu de Ciências e do Museu de Zoologia.

No ano de 2004, o projeto foi levemente alterado com a inclusão de um novo edifício, para o Museu da Tolerância. A questão que levanto é: a Reitoria ainda está interessada na construção da Praça dos Museus no câmpus Butantã? Se não, por quê? Há interesse, na Reitoria, de construí-la na região da Luz?

Por que levanto estas questões? Porque não há mais notícia nenhuma a respeito da Praça dos Museus na Cidade Universitária. Para tornar a situação ainda mais complexa, foi recentemente apresentada a maquete para o edifício do Museu da Tolerância (imagens abaixo), agora não mais na Praça, mas sim na Av. Lineu Prestes, próximo ao prédio dos Departamentos de História e Geografia da FFLCH.




A aqueles que tem acesso à Reitoria e às diretorias dos museus da USP, questiono: por que o projeto da Praça dos Museus está esquecido? O corpo diretivo destas instituições já conhece este projeto aqui apresentado? O que acha dele?

Site do projeto do Museu da Tolerância:
http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/691

Site do projeto do Museu de Ciências da USP
http://www.museudeciencias.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário