quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Críticas a este projeto e respostas

Desde que iniciei este blog, procurei divulgar a idéia em comunidades relacionadas ao tema no orkut. Houve reações positivas e negativas à proposta. Inicio aqui a apresentação das críticas e respostas que pensei a algumas delas.

1. Não há um problema de acesso do grande público ao câmpus Butantã da USP;
2. Em 2010 o Metrô estará "na esquina" da USP.

O que penso a respeito:

Há, sim, um problema para o grande público acessar museus dentro da USP e isso pode ser medido claramente pelo baixo acesso que instituições como o MAC, o Museu de Geologia, o Museu de Oceanografia e o MAE tem - apesar de alguns desses serem verdadeiros pontos-chave sempre procurados por professores e suas turmas (caso do MAE, por exemplo). A questão é: para se ir a esses museus, há as seguintes opções:

a. ônibus fretado (utilizado pelas excursões escolares e possível de ser utilizado no caso da Praça dos Museus ir para a região da Luz), agora com uma série de restrições de circulação;

b. ônibus de linha (há linhas que saem de todos os cantos da cidade e vão à USP, mas os ônibus estão em geral lotados, demoram muito a chegar e, como todas as linhas em São Paulo, são uma péssima escolha - veja-se o índice de aprovação desta modalidade de transporte; outra questão: as linhas não entram na USP no período entre a tarde de sábado e a manhã de segunda-feira, bem como durante os feriados, principais momentos para o lazer e visitação a museus);

c. automóvel (exceto a distância a ser percorrida por quem não mora na Zona Oeste e a barreira aos "sem-carteirinha" - que poderia facilmente ser abolida - nada vai contra este modo de transporte, fora todos os arquitetos, urbanistas e engenheiros de tráfego do planeta);

d. trem - CPTM (a distância entre a estação Cidade Universitária e o ponto do ônibus Circular é de aproximadamente 800 metros. Neste percurso, inclui-se a travessia de duas alças de acesso à Marginal Pinheiros e uma ponte. Detalhe: os Circulares são cheios e demorados);

e. metrô (a estação Butantã da Linha 4 estará a uma distância de aproximadamente 1,2 km do ponto do Circular. Neste percurso, inclui-se a travessia de cruzamentos sem faixa de pedestre).

Tendo isso em vista, continuo considerando o acesso via transporte público muito melhor na região da Nova Luz. Lá, há incontáveis linhas de ônibus, uma estação de trem "na porta" (estação Julio Prestes), outra a iguais 500m (estação da Luz) e ainda uma estação-entroncamento do metrô (750m). Além destas opções, ainda há o estacionamento para 600 veículos na Sala São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário